Farois

FAROL MOSTARDAS:

Localizado, na verdade, no município de Tavares, a 24 km da sede; seus imponentes 38m de altura erguem-se na costa atlântica do Rio Grande do Sul, na Praia do Farol, marcando o limite norte da Lagoa do Peixe.

Inaugurado em 1894, pintado de preto e branco, é o maior farol do litoral norte, com um alcance de 40 milhas mar adentro (74 km); emite um facho nas cores branca e vermelha, em intervalos de 40s. É guarnecido pela marinha brasileira. O grande atrativo é subir sua escadaria interna, alcançar o topo e desfrutar de uma vista deslumbrante no mirante externo, um passeio imperdível!

 

FAROL CAPÃO DA MARCA:

A 12 km de Tavares, acesso por trilha 4x4 pela beira da Lagoa do Patos. Construído por volta de 1849, é uma verdadeira relíquia: uma torre tubular, totalmente metálica, foi importado da França; pintado de branco, tem 19m de altura e emite uma luz vermelha com alcance de 13 milhas náuticas (24 km).

 

FAROL CRISTÓVÃO PEREIRA:

Localizado numa ponta extrema de terras alagadas na beira da Lagoa dos Patos, a 42 km de Tavares, acesso por trilha 4x4, chegar até lá é uma verdadeira aventura off-road!

É uma construção quadrangular de alvenaria, datada de 1858, com 30m de altura, pintada de branco, parecendo a torre de um castelo; é o mais importante e alto farol da Lagoa dos Patos, indiscutivelmente, um marco histórico que, solitário e majestoso, brilha na beira da lagoa, orientando os navegadores que por ele se guiam. Ele não tem mais guarnição: seu sinal, com alcance geográfico de 13 milhas náuticas, funciona automaticamente, e é mantido pela marinha. Não é permitido o acesso interno.

 

FAROL CAPÃO DE FORA:

Localizado à beira do oceano, num lugar quase deserto, excelente para pescarias; é o farol mais novo da região. Inaugurado em 2001 é constituído de uma torre tubular, pintada de branco e vermelho.

Voltar ao topo